7 invenções futuristas que vão transformar sua rotina

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

iron-man

De móveis minimalistas à tecnologia vestível, os utensílios que devem mudar nossa rotina diária em um futuro próximo são bons exemplos de praticidade: ocupam pouco espaço, são fáceis de montar ou instalar e costumam assumir mais de uma função.

Para cuidar da saúde e perder menos tempo com as tarefas domésticas, essas invenções também têm a vantagem de agredir menos o meio ambiente e já começaram a ser lançadas nos últimos anos. Confira as apostas das grandes empresas e designers para os produtos que devem conquistar espaço nas casas do futuro:

1 – Anel de saúde
O anel do “bem-estar”, lançado no ano passado pela Oura, funciona como monitor de sono, acompanha sua frequência cardíaca, conta passos e mede a quantidade de oxigênio através de um dispositivo chamado “oxímetro de pulso”. A tecnologia vestível é a primeira capaz de cumprir essas quatro funções principais.

Oura, o anel do bem-estar (Foto: Divulgação)

2 – Apartamento em uma caixa
O sistema inteligente de mobília, desenvolvido por Yves Behar em parceria com o MIT Media Lab, pode transformar seu quarto em uma sala de estar ou em um closet. Tudo acontece através do painel de controle, que altera o formato e iluminação desse apartamento que parece existir dentro de uma caixa. A tecnologia modular consegue reconfigurar vários espaços e “abriga” vários cômodos, que podem ser usados de acordo com a vontade do morador.

3 – Máquina de lavar instantânea
Batizada de “Dolfi”, a próxima geração de máquinas de lavar não mede mais do que a palma da mão e tem o formato de um sabonete. É só jogá-la em uma pia, acrescentar sabão e esperar pelas ondas ultrassônicas do aparelho, que imita todas as funções de uma máquina de lavar tradicional.

4 – Mesa automontável
Na última edição da Feira de Móveis em Milão, um grupo do Laboratório de Automontagem do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) apresentou o protótipo de uma mesa que pode ser achatada para facilitar o envio e transporte, além de não exigir ferramentas ou pregos para ser montada. Basta empurrar a Wood-Skin delicadamente e ela toma forma sozinha.

5 – Monitor de qualidade do ar
Os sensores do monitor Awair — que mais se parece com um discreto relógio de mesa — analisam a temperatura, umidade, poeira, dióxido de carbono e outros resíduos presentes no ar do ambiente. A partir de todas essas informações, o aparelho classifica a qualidade do ar e oferece recomendações para evitar que isso afete sua saúde.

6 – Vaso sanitário ecológico
Sem água e sem odor, o vaso sanitário apelidado de “The Crapper composting toilet” reduz o volume de resíduos e é uma iniciativa para não prejudicar tanto o meio ambiente.

7 – Micro-ondas inteligente
Um aparelho que não cozinha ou esquenta demais sua comida: esse é o“June”, o micro-ondas high tech, consegue reconhecer o alimento para definir quanto tempo de aquecimento ou cozimento serão necessários e faz isso três vezes mais rápido do que um micro-ondas tradicional.

June, o novo micro-ondas (Foto: Divulgação)
Fonte: Galileu
Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone