Um vídeo didático sobre o lixo

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

VIDEO_LIXO_OK_3_7

A Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS) ainda não foi definitivamente implantada no Brasil, embora o prazo tenha sido ultrapassado desde agosto de 2014. Muitas reuniões com os vários setores envolvidos ainda precisarão acontecer até que um sistema eficiente de coleta, destinaçãoreciclagem dos resíduos sólidos esteja efetivamente funcionando no país.

Por outro lado, tem muita gente que ainda nem entendeu como é o caminho do lixo e como é possível fazer algo, na prática, para reduzir o volume de resíduos em sua própria residência.

Muitos nem ao menos sabem para onde vão todas aquelas embalagens, restos de alimentos e produtos que não se usa mais e são deixados diariamente na porta de casa em sacos plásticos.

Por isso, o Programa Água Brasil acaba de lançar um vídeo de animação para mostrar aos brasileiros como é o ciclo de vida dos produtos, desde a produção, passando pelo consumo até o descarte final. A animação – de três minutos e meio – quer ensinar como os cidadãos podem reduzir seu impacto ambiental reduzindo a sua geração e incentivando a coleta seletiva. É uma forma de conscientizar a sociedade sobre a destinação do lixo produzido.

O vídeo do Água Brasil também tem o propósito de abrir o foco sobre os catadores informais de materiais recicláveis, personagens conhecidos e tão pouco valorizados nas ruas de nossas cidades. “Acreditamos que o personagem principal dessa história é o catador, mas também queremos munir a sociedade de conhecimento sobre todo o processo do lixo para que cada um possa fazer sua parte e colaborar para que a reciclagem no Brasil seja cada vez mais eficiente”, diz Mariana Valente, Coordenadora do Programa de Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil, parceira do Água Brasil.

Criado em 2010, o Programa Água Brasil atua em quatro cidades brasileiras – Caxias do Sul (RS), Pirenópolis (GO), Natal (RN) e Rio Branco (AC) – com ações de educação ambiental, criação de estruturas para a cadeia da reciclagem e o mais importante: a implementação da PNRS nesses municípios.

Vale a pena assistir ao vídeo, mostrá-lo às crianças, apresentá-lo em salas de aula para que todos compreendam que nossos rejeitos diários não desaparecem por encanto depois que o caminhão de coleta os leva embora.

Assista ao vídeo:

Fonte: Planeta Sustentável

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone