Lições de casa e a Agenda 2020

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

desafios do rs Dia 29, das 14 horas às 18 horas, na Fiergs, centenas de gaúchos estarão reunidos para pensar os desafios do Rio Grande do Sul. A Agenda 2020 estará fazendo uma espécie de balanço do movimento e uma atualização de suas propostas e metas. Para Patrícia Ullmann Palermo e Lucas Aronne Schifino, economistas e voluntários da Agenda 2020, “perdemos espaço na economia porque não fizemos lições de casa importantes. Convictos de que nossas façanhas serviriam de modelo a toda terra, esquecemos que o passado ajuda a escrever a história, mas não garante o futuro.”

No livro O Rio Grande Tem Saída?, de Darcy Francisco Carvalho dos Santos, Ulmann e Schifino escrevem no Capítulo 1 que o Rio Grande do Sul perdeu participação relativa na economia nacional, perdeu posições importantes em rankings ligados à educação e à qualidade de vida, perdeu investimentos relevantes e vimos nossas finanças públicas se deteriorarem ano após ano, sem perspectivas concretas de mudança nessa conjuntura. Perdemos, perdemos, perdemos. Gestão Pública está entre os temas que os participantes desse encontro do dia 29 de maio, próxima quinta, debaterão lá na Fiergs. Educação, Segurança, Inovação e Tecnologia, Infraestrutura, Cidadania e Responsabilidade Social. Escolha onde você deseja colaborar e inscreva-se no site da Agenda 2020. Participe!

Mas o Rio Grande tem saída? Sim, dizem os economistas, mas é necessário planejamento, que necessita ser seguido com obstinação e persistência por todos os governos, não interessando a ideologia que professem ou o partido a que pertençam.

 

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone