Hyundai Elevadores inaugura fábrica em São Leopoldo

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

  

hyndai 

São Leopoldo, na região do Vale do Rio dos Sinos,  já conta com uma fábrica da coreana Hyundai Elevadores, a primeira fora da Coréia e da China. A unidade foi inaugurada oficialmente ontem, 16 abril, na presença de convidados entre autoridades como o governador Tarso Genro, o prefeito de São Leopoldo, Aníbal Moacir da Silva, secretários estadual e municipais, além de empresários e demais convidados. “Vamos contribuir para o desenvolvimento do Rio Grande com tecnologia e com devoção a nossos clientes”, disse o presidente Jeong Ho Jean, acompanhado do presidente da Hyundai Elevators Coreia, Martin Han, e do presidente do Grupo Hyundai no Brasil, Victor Park. O governador Tarso Genro destacou a importância das conexões com o mundo como esta com a Coreia do Sul e com a Hyundai, em especial, o que mostra que é possível fazer da adversidade uma oportunidade de crescimento, já que o mundo vive uma crise estrutural. O prefeito de São Leopoldo disse que a vinda da Hyundai amplia a importância do Distrito Industrial da cidade que já conta com 18 plantas, além de outras 10 em negociação.

O investimento total no empreendimento foi da ordem de US$ 65 milhões entre obras físicas, equipamentos, dos quais US$ 13 milhões somente na importação de sofisticadas máquinas de tecnologia de ponta.  A empresa conta com uma capacidade inicial de produção de 3000 unidades/ano devendo alcançar a 4000 unidades até 2019, período em que planeja a ampliação das instalações, de acordo com a receptividade do mercado. Trata-se de elevadores residenciais, comerciais, náuticos, hospitalares, de carga, de automóveis, para escadas e esteiras rolantes com velocidade e capacidade variada de carga.

Área e mão de obra

Com 100 funcionários nesta primeira fase (dos 150 totais previstos até o final deste ano), a empresa está instalada no Distrito Industrial Zona Norte, numa área construída de 12 mil m² devendo chegar a 16 mil m² em cinco anos. A área total de terreno do empreendimento é de 98 mil m².

Segundo o Jeong Ho Jean, presidente da Hyundai Elevadores do Brasil, a escolha do local recaiu sobre o Brasil por ser a maior economia da América do Sul e por dispor de mercado vasto para elevadores.  O Brasil, segundo acompanhamento da empresa, tem uma demanda anual de 18.000 a 20.000 elevadores/ano e está crescendo cerca de 5% ao ano.

“Da mesma forma, o Rio Grande do Sul e São Leopoldo reúnem as condições adequadas em termos de logística e em qualidade de mão de obra, cadeia de fornecedores e pela sua política de atração de investimentos”, disse o presidente da Hyundai Elevadores do Brasil.  “Nosso negócio é desenvolver soluções totais em movimentação de carga e de pessoas através da variedade de modelos disponíveis em nosso portfólio”.

Produtos

A Hyundai deverá fabricar três modelos diferentes de elevadores. Com tecnologia própria, a empresa destaca, entre os diferenciais, a qualidade superior através de uma estrutura mais robusta e pesada que evita ruídos, além da confiabilidade técnica, com a menor taxa de retorno do mercado em termos de reclamações e manutenção. “Fornecemos 90% dos elevadores náuticos no mundo”, diz o presidente para dar uma ideia do nível de complexidade tecnológica da linha Hyundai de elevadores. Ele também cita como diferenciais o design de interiores da marca Hyundai com características distintas que a  destaca dos demais fabricantes  pelo sistema de iluminação e pelos painéis de controle inteligentes que oferecem facilidades aos usuários.

Foto: Camila Domingues / Palácio Piratini

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone