Fiergs destaca necessidade de intensificar a busca por inovação

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

 innovation-box-purchased-no-creditOs empresários brasileiros precisam intensificar o relacionamento com novos mercados. O alerta é do presidente da Fiergs, Heitor José Müller. “Temos indústrias muito bem estruturadas, entretanto, precisamos olhar para o futuro, o que torna essencial a participação em feiras e convenções internacionais que apontam o que de mais novo o mercado está oferecendo”, comenta.

Para ele, é preciso correr para recuperar o terreno perdido na área tecnológica nas últimas décadas e trabalhar para que as empresas brasileiras sejam capazes de criar soluções inovadoras para o mercado mundial. “A tecnologia avançou de forma fantástica nos últimos anos, mas não me lembro de nada de revolucionário que tenha sido introduzido no mercado mundial por uma empresa nacional”, relata.

O otimismo fica por contra dos parques tecnológicos gaúchos que podem estar formando dentro das suas estruturas empresas que, no futuro, poderão dar uma resposta mais positiva em termos de inovação. Para o presidente da Fiergs, o acordo feito pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e o governo federal – que disponibilizou financiamento para que as federações estaduais implantem centros de inovação –, é outro passo importante nesse sentido.

No Rio Grande do Sul, a Fiergs está estruturando duas dessas estruturas no âmbito do Senai: na área de polímeros e metalmecânico, que devem ser inaugurados em breve. A iniciativa tem o apoio do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Instituto Fraunhofer, da Alemanha.

Fonte: Jornal do Comércio

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone