Educação é direito e dever de todos

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

right-to-education 

Recentemente o Fórum de Cidadania e Responsabilidade Social da Agenda 2020 promoveu um seminário sobre Direitos & Deveres. A idéia era responder a questões como, por exemplo, Temos que enfatizar os direitos? Nossa sociedade é injusta?  Menospreza muitos direitos? Há uma ênfase em direitos para a quase exclusão de deveres e responsabilidades na sociedade moderna? Direitos estão sendo exigidos e deveres esquecidos? Pode haver um direito sem um dever?

Acredito firmemente nos direitos dos cidadãos mas penso que a lista dos nossos deveres está sendo deixada de lado. Na educação, por exemplo, nós, como família de alunos, somos omissos, não participamos das atividades da escola dos nossos filhos, não aceitamos críticas dos professores e não nos julgamos responsáveis por essa educação que acontece na escola.

Também não sabemos se esta escola, privada ou pública, é bem gerida. Não nos interessa. Antigamente falava-se muito em Associação de Pais e Mestres mas hoje não leio nem ouço quase nada sobre estas associações.

Os professores não são mais respeitados, apanham até mesmo em sala de aula e a profissão não recebe mais os melhores profissionais, que escolhem outras atividades.

Com o desinteresse familiar, má gestão escolar, professores com baixa auto-estima, que aluno irá achar interessante uma aula, ter um aprendizado satisfatório?

O 1º Fórum Educação de Resultados – Construindo Juntos Soluções quer respostas. Você tem que contribuir. Dia 31 de março, no Teatro do SESI, na FIERGS.

Ronald Krummenauer, diretor executivo da Pólo RS – Agência de Desenvolvimento e da Agenda 2020

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone