Dia Mundial da Qualidade

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Print

 

Nesta quinta-feira, 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Qualidade, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importante contribuição do tema na melhoria da gestão das organizações e dos serviços prestados com excelência. Em 21 anos de história, o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) colocou o Rio Grande do Sul no mapa global da qualidade, tendo ajudado as organizações gaúchas a melhorarem os seus sistemas de gestão. “Nessas mais de duas décadas de atuação, tivemos o desafio de despertar a sociedade para importância desse assunto, demonstrando claramente que usando conhecimento, técnica e ferramentas da qualidade é possível fazer mais e melhor”, observa o coordenador-executivo da entidade, Luiz Ildebrando Pierry.

Durante a sua história, o PGQP colaborou com instituições de todos os portes e segmentos, público, privado e terceiro setor. Recentemente, por exemplo, a entidade auxiliou o Ministério Público Estadual a economizar R$ 8 milhões em apenas 15 meses. O resultado foi graças ao programa Agir (Atitudes que Geram Integração e Resultado), criado em uma parceria entre as duas instituições. “Um dos maiores legados do PGQP é ter desmistificado a ideia de que ferramentas da qualidade eram apenas para área industrial. Comprovamos que organizações de todos os setores e portes podem se beneficiar das metodologias de gestão”, aponta Pierry.

De acordo com a pesquisa inédita Estado Global da Qualidade, realizada pela American Society for Quality (ASQ) com organizações de 22 países, 23% das empresas brasileiras não utilizam nenhuma ferramenta de qualidade. Apesar de ser um número considerado baixo, os desafios do setor estão longe de terminar. O coordenador-executivo do PGQP defende que a qualidade deve acompanhar a evolução da sociedade e responder ao novo cenário, como a questão da sustentabilidade e das novas tecnologias. “Além, claro, de inserir quem ainda não foi sensibilizado e não adota metodologias de gerenciamento pela qualidade”, finaliza.

Mundialmente, o PGQP representa o Brasil na Sociedade Americana para Qualidade (American Society for Quality – ASQ) e na Rede Mundial da Qualidade, formada por 14 países das Américas, Europa e Ásia. Há um ano, o PGQP e a ASQ formaram a QUALI – joint venture firmada pelas entidades –, que promove uma série de cursos preparatórios para certificação de profissionais, pessoas físicas, em conjunto com a entidade americana. O PGQP também atua, em conjunto com a Fundação Nacional da Qualidade, como parceiro, no Brasil, da Fundação Iberoamericana para a Qualidade (Fundibeq), entidade que promove a gestão da Qualidade nas empresas e instituições da Ibero-América, Espanha e Portugal. Existe ainda uma relação fortalecida com a Academia Internacional da Qualidade (International Academy for Quality – IAQ).

Nacionalmente, o PGQP contribui para o fortalecimento e a ampliação da rede nacional de qualidade, produtividade e competitividade, e como parceiro nas ações de melhoria da competitividade, com o Movimento Brasil Competitivo e a Fundação Nacional da Qualidade. Por quatro anos, o PGQP liderou o Fórum Nacional dos Programas Estaduais e Setoriais de Qualidade, Produtividade e Competitividade, com o coordenador executivo do PGQP, Luiz Pierry, na presidência da entidade.

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) tem a missão de promover a competitividade sustentável do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 10 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade. Fica localizado na Rua Washington Luiz, 820/302.  

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone