Sonata ao Luar numa noite de caos

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Imagem1

Foram inúmeras as negociações para que o StudioClio pudesse contar com a presença do pianista Leonardo Hilsforf em sua Série Master de Concertos que integra o circuito musical erudito de nossa capital. Afinal, o jovem pianista, natural de São Paulo, já é referência internacional aclamado pelo público e crítica. Venceu uma série de competições europeias, entre as quais a Pianale KlavierAkademie da Alemanha e a Sète International Competition da França. Também ganhou o primeiro prêmio e o prêmio especial da European Union of Music Competition for Youthem San Sebastian.

Já apontado como futuro sucessor de Nelson Freire na cena internacional, Leonardo Hilsdorf tem se apresentado em recitais na Noruega, França, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Atendendo aos convites dos organizadores da temporada de concertos e recitais a ter lugar no StudioClio, o pianista acenou com uma única data disponível em sua agenda: 27 de junho de 2013.

O repertório não poderia ser melhor. Seriam apresentadas músicas da época do apogeu do romantismo no século XIX, como a Sonata op. 1 de Johannes Brahms, um momento de serenidade com a Suíte Antiga op. 11 de Alberto Nepomuceno, um passeio pelo nacionalismo ibérico com Quejas, o la maja y el ruiseñor, de Enrique Granados. O gran finale do recital foi dedicado à Maurice Ravel, oportunidade em que Leonardo Hilsdorf, com sua técnica refinada e maturidade musical encantou os presentes ao interpretar La Valse, peça catalogada como pertencente ao modernismo, mas carregada de resquícios do período romântico.

Lamentavelmente, o auditório não contava com mais de duas dezenas de pessoas, já que a cidade efervescia todas as noites com as passeatas de protesto. A grande maioria do público que frequenta assiduamente os eventos musicais do StudioClio, temerosos com a eclosão de protestos na cidade baixa, não compareceu ao recital, motivo mais que justificado. Mesmo com o pequeno número de participantes, o virtuosismo do pianista gerou ao final do recital uma ovação que nos fez sentir partícipes de uma plateia típica de casa lotada.

Leonardo Hilsdorf resolveu nos brindar com o Adagio sostenuto da Sonata ao Luar op.27. Foi neste exato momento, enquanto uma plateia mesmerizada pela música de Beethoven usufruía os últimos momentos de um fantástico recital, uma turbamulta de aproximadamente 200 pessoas descia as ruas José do Patrocínio e Alberto Torres, destruindo tudo o que se lhes atravessava em seu caminho.

Após a merecida consagração dirigida ao pianista, ao fim da Sonata ao Luar, seguranças do StudioClio solicitaram que permanecêssemos em nossos lugares. O quebra-quebra estava no auge. Os que se arriscaram a espiar pelas janelas do bar, ainda assistiram a passagem dos últimos remanescentes da horda. O som de helicópteros iluminando as ruas desde o alto aumentava a tensão reinante. Restava aos participantes do recital um dilema: haveria um caminho seguro para retornarem a seus lares?

Confesso que foi uma experiência inédita, participar por algumas horas de um espetáculo musical que talvez leve anos a ser repetido em Porto Alegre, e ao final do mesmo assistir a outro espetáculo. O do caos provocado por uma multidão embrutecida.

Clique aqui para assistir a uma apresentação de Leonardo Hilsdorf na Estação da Luz, em São Paulo:

Convite aos leitores:

O Réquiem de Mozart, de Viena ao Rio de Janeiro : O Réquiem de Wolfgang Amadeus Mozart será analisado desde suas controversas origens até a polêmica sempre renovada sobre quem concluiu efetivamente a última obra do célebre compositor austríaco. Iremos viajar do Império dos Habsburgos até a corte de D. João VI para brindar os ouvintes com detalhes sobre a instigante estreia do Réquiem Carioca em dezembro de 1821, e destacar a participação do Padre José Maurício Nunes Garcia e o compositor austríaco Sigismund Ritter von Neukomm neste episódio.

Darei esta palestra na reunião almoço do StudioClio, no próximo dia 17 de julho, às 12:20 horas. Maiores detalhes no site www.studioclio.com.br

Assinatura e_mail

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone