Empresários e administração pública unidos por uma sociedade melhor

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Target_443919A experiência do Movimento Espírito Santo em Ação foi transmitida a empresários e autoridades do Rio Grande do Sul pelo ex-governador capixaba Paulo Hartung, em Porto Alegre.  Recebidos pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, o encontro trouxe à tona questões relevantes para o Estado e que convergem com a situação do Espírito Santo antes do modelo adotado a partir de parceria público-privada.

De acordo com Hartung, a situação de dificuldade financeira e política no ES obrigou que empresários e a administração pública unissem esforços com o compromisso de atuar na formação de uma sociedade melhor e mais justa. “O trabalho desta Organização Não-Governamental capixaba visa a tornar as empresas ainda mais conscientes e participativas em seu papel econômico e social”, relatou.

O ex-governador, que participou da 26ª edição do Fórum da Liberdade, na capital gaúcha, destacou que a  primeira necessidade foi reorganizar a máquina pública. Com a recomposição da receita do Estado, foi possível colocar as contas em dia e ajustar o fluxo de caixa para priorizar investimentos.  Hartung faz questão de enfatizar que os recursos, ao contrário do que poderia ser feito, não vieram dos royalties de petróleo, mas da reorganização do principal recurso de arrecadação no Estado: o ICMS. A partir do envolvimento de empresários e dos poderes executivo e legislativo com o Movimento ES em Ação, os números no Estado registraram uma ascensão: 12 pontos percentuais a mais na geração de empregos do que fora registrado no país, é o único estado brasileiro a ter 100% de coleta e saneamento de esgoto e, ainda, a mortalidade infantil diminui 30% a partir da implantação do programa, além da redução em um terço da miséria e indigência no estado.  “Conseguimos ações que continuam produzindo resultados significativos com o movimento”, definiu.

Participaram do encontro, vice-presidentes da Fecomércio-RS, representantes da Polo RS – Agência de Desenvolvimento, Agenda 2020, Farsul, Fiergs, PGQP e empresários gaúchos.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone