Um significado maior para as marcas do que o negócio que elas representam

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

 

noticia48886Segundo o dicionário Aurélio, paixão, do verbo latino patior, é um sentimento ou emoção elevado a um alto grau de intensidade, sobrepondo-se à lucidez e à razão. Para o estrategista de marcas Arthur Bender, a paixão é a mola-mestra que impulsiona o êxito em tudo o que se faz, tanto na área pessoal quanto na profissional e é justamente este o tema central do livro Paixão e significado da marca, que chega às livrarias pelo selo Integrare Business.

Bender considera fundamental envolver paixão em absolutamente tudo o que se faz. Autor do best-seller Personal Branding – Construindo Sua Marca Pessoa, também pela Integrare Editora, Bender lamenta que hoje, boa parte dos seres humanos não sabe exatamente o que está buscando na vida – apenas segue a vida como ela se apresenta. Na contramão, uma minoria privilegiada tem clareza do que busca: “são pessoas que vivem com um brilho contagiante de paixão nos olhos e que encontram na vida um significado que ultrapassa a profissão”.

Para o autor, é justamente este grupo que tem maiores chances de acertos atualmente: “num mundo marcado por mudanças, onde a emoção tem grande impacto nos relacionamentos, na vida social e no consumo, as pessoas que encontram um significado em primeiro plano para a marca pessoal, em seguida, para a marca dirigida por alguém ou para a marca de uma organização, estão mais bem preparadas para lidar com os desafios e terem êxito”.

Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta um cenário marcado pela presença de um indivíduo que o autor chama de autista social. Um sujeito, que segundo o Bender, é bombardeado por uma quantidade de informações muito superior ao que ele realmente pode adsorver. A consequência disso é conteúdo em excesso, produzido de forma rápida e desmedida, que atenda a agilidade que o mundo exige, entretanto, com qualidade questionável uma vez que os produtores não estão preocupados o quão raso ele será.

Neste cenário, Bender considera que se desenvolvem dois grandes tipos de marcas genéricas: as oportunistas, baseadas em preço e promoção e as marcas com significado, que estreitarão cada vez mais laços com seus públicos. O primeiro caso é marcado pelo ruído inútil, por resultados medíocres, baseados na necessidade de vender mais, com margens cada vez menores e por uma geração de consumidores oportunistas, que compram somente produtos em promoção.

Na contramão está um consumidor refém dessas marcas que prometem, por exemplo, uma liquidação extraordinária e que não têm absolutamente nada de diferente de inúmeras outras do mercado, entre outras questões. Assim, a confiança, item considerado o maior patrimônio de uma marca, fica abalada. É a confiança, segundo Bender, que vai definir o território das escolhas das marcas e, por consequência, sua reputação. E é com base na confiança, admiração e emoção que o consumidor faz sua escolha.

Sucesso x fracasso

Dividido em dez capítulos, o livro reúne textos breves sobre questões ligadas à marca e seu significado real. Para Bender, é fundamental estar atento ao sentido da marca: “O significado da marca – seu propósito, sua causa maior – fará uma enorme diferença no sucesso ou no fracasso, sendo um divisor muito claro entre as marcas que competem por preço”. Para o autor, as marcas precisam estar atentas ao estreitamento da relação com os clientes. Para isso, devem entregar o que prometem. O resultado: poderão encantar e surpreender o consumidor e, sem dúvida conquistarão sua lealdade.

No último capítulo, o livro reúne 10 insights que podem orientar o leitor a transformar sua marca. Entre eles, estão orientações para manter-se atento às emoções do consumidor, procurar se dedicar com calma ao produto e ao negócio e resgatar a paixão pelo que faz, adotando um significado e um sentido a tudo.

O gaúcho Arthur Bender é estrategista de marcas e empresário do segmento de comunicação. Acumula quase três anos de experiência no planejamento estratégico de marcas nacionais e internacionais. Hoje é considerado um dos maiores especialistas  em marcas no Brasil. Eleito por três vezes Profissional de Planejamento do Ano, tem dezenas de cases premiados nacionalmente. Foi indicado em três ocasiões Publicitário do Ano. É VP de planejamento e marketing da ADVB-RS, planejador voluntário da ONG Parceiros Voluntários e membro do Comitê de Marketing e Gestão da Agenda 2020. Palestrante em âmbito nacional,  aborda temas como estratégia de marcas, branding, tendências e comportamento do consumidor.

Tome nota: sessão de autógrafos

Quando: 07 de março

Horário: às 19 horas

Local: Livraria Saraiva – Moinhos Shopping

Endereço: Rua Olavo Barreto, 36 – 3º piso

 

 

 

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone