O valor do planejamento para uma boa recolocação profissional

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

seculo211

Se você já escutou de alguem que está em uma bolha e não conhece o mercado de trabalho fora do universo de sua empresa, você pode fazer parte do vasto grupo dos chamados profissionais de carreira unicultural.

Ou seja, profissionais que não passaram por experiências diferentes em perfis de outras empresas e são vistos pelo mercado de uma maneira menos atrativa. Isso porque hoje os profissionais que possuem uma experiência multicultural, ou seja, que já vivenciaram situações distintas, tendem a encontrar soluções mais rápidas por estarem adaptados a novos cenários quando estes se apresentam.

Entretanto, muitos destes profissionais de perfil unicultural acabam tendo o mesmo motivo que os fazem não buscar novos desafios : o medo de uma recolocação profissional e de suas consequências.

Para uns, o medo de se recolocarem no mercado e encontrarem um cenário novo, com pessoas novas e padrões muito diferentes dos habituados, soa como um filme de terror. Mas para casos como esses é que existem profissionais e empresas qualificadas que podem proporcionar todo o apoio nesta fase de transição.

Não apoio o entra e sai de empresas, muito pelo contrário. Quando vejo um curriculo de um profissional que nos últimos dois anos teve três ,ou até mesmo quatro empregos diferentes, acho estranho.

Entretanto também não vejo que o mercado julgue super atrativo o profissional que ficou 19… 20… anos na mesma empresa e depois busca uma recolocação profissional.

Acho que este perfil de profissional está mais dentro dos padrões antigos do mercado e não possui uma empregabilidade proporcional ao de perfil multicultural o qual em média ,de quatro em quatro anos, teve uma nova experiência em um cenário com situações e pessoas distintas.

Mas o xis da questão é : onde procurar um suporte técnico? É garantido que tal suporte dará exatamente o que o profissional pretende e na hora que ele deseja?

A mídia propaga diariamente que as empresas reclamam que faltam bons profissionais e mão de obra de qualidade, afirmando que sobram vagas de empregoa serem preenchidas.

Do outro lado, inúmeros profissionais estão em busca de uma recolocação profissional e reclamam que não conseguem uma oportunidade que atenda plenamente às suas expectativas.

Para minimizar o espaço entre estas duas partes é que existem as empresas de assessoria de carreira ou recolocação profissional. Isso para que este “tiro” não seja dado no escuro por nenhuma das partes, sendo um suporte técnico que, apesar de não garantir os resultados para nenhum dos lados, faz com que no abismo que as separam seja construida uma ponte, facilitando um pouco mais a vida de quem seleciona e a de quem quer ser selecionado.

Quando entramos em uma academia de ginástica o professor se compromete a empreender meios que nos auxiliem a melhorar nossa forma física. Sabemos que dependerá mais de nosso esforço durante os treinamentos e de condições que vão além da série de exercícios estipulados pelo professor que, aos poucos, chegaremos nos resultados almejados.

Ter o corpo em forma ,apesar de ser o objetivo das pessoas, além de depender de inúmeros fatores que estão além dos exercícios e do apoio dado pelo professor, também não acontece em um passe de mágica como gostaríamos. Na assessoria de carreira é a mesma coisa.

Os agentes de recursos humanos buscam empreender meios para fazer com que você chegue a tão sonhada recolocação profissional. Entretanto estes agentes não possuem poderes de convidá-lo para entrevistas de emprego dentro de empresas selecionadoras .Este critério de escolha é exclusivo do selecionador.

Da mesma forma aprová-lo em uma entrevista ,o que fica ainda mais a critério de quem o seleciona.

E essa é uma questão muito simples de ser entendida para quem vê de fora do afã da busca pela recolocação profissional. Mas muito dificil de ser entendida para quem está desesperado por ela. Este serviço não serve para quem está em busca por um emprego qualquer a curto prazo.

Este serviço serve de apoio a quem entende a importância de um planejamento de médio prazo para que os resultados, aí sim, comecem a aparecer dentro das suas expectativas.

___________________________________________________________________________________

Autor: José Cláudio Barroso de Moraes é administrador de empresas, especialista em recursos humanos e proprietário da RHX Assessoria Técnica e Executiva (www.rhxassessoria.com.br)

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone