Dá para fazer aqui também

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Leio na Folha de S.Paulo que nos Estados Unidos, a crise incrementou nos últimos anos ações de grandes empresas para impulsionar pequenos negócios. Um exemplo é o de Jim Koch, fundador da Boston Beer (Samuel Adams) e um dos 36 conselheiros que dedicam uma noite por mês para prover treinamento expresso para empresários nos ramos de comida, bebida e hospedagem.

Em sessões de 20 minutos, um grupo de cerca de 95 empresários levantou questões operacionais e estratégicas, respondidas por funcionários da Boston Beer, advogados e consultores especializados em pequenas empresas.

O treinamento expresso é parte do programa que a Boston Beer estabeleceu com a Accion, uma companhia de microcrédito, a fim de ajudar pequenas empresas.

Koch, que criou a Samuel Adams Boston Lager em sua casa em 1984, faz esses esforços sem abandonar seus deveres como presidente de uma empresa com valor de mercado de US$ 1,4 bilhão e faturamento anual de mais de US$ 500 milhões. Diz que não esqueceu seus primeiros dias no negócio.

O exemplo de Jim Koch é o mais recente daquilo designado como marketing de causas – vincular uma marca a uma questão social. “As empresas querem ser vistas como parte da solução, não como inimigas”, diz David Hessekiel, presidente do Cause Marketing Forum.

Fico imaginando algo parecido aqui no Rio Grande do Sul. Acredito que é possível.

Autor: Inácio Knapp

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