Porto Alegre conquista prêmio internacional de cidade inteligente

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Porto Alegre é uma das 31 cidades, de todo o mundo, vencedora do programa Smarter Cities Challenge da IBM. O prefeito José Fortunati recebeu o prêmio dia 15 de novembro, em evento realizado em Nova Iorque. Com a premiação, especialistas da IBM virão à Capital, no início do ano de 2013, para produzir, gratuitamente, um software de apoio ao projeto vencedor do concurso, chamado “Cidade Cognitiva”.

A nova tecnologia terá como objetivo a criação de um sistema capaz de simular impactos antes da tomada de decisões sobre obras e ações demandadas pelo Orçamento Participativo (OP). Com o cruzamento de dados que antecipem os possíveis impactos causados pelas obras da prefeitura, será possível evitar erros que possam comprometer a qualidade de vida da cidade. “Será um facilitador no processo de tomada de decisões”, disse o prefeito.

Fortunati destaca a importância da escolha, ressaltando que Porto Alegre vem investindo na ideia de Cidade Inteligente, integrando serviços e tecnologias inovadoras em benefício da população. A participação no Smarter Cities, afirma o prefeito, soma-se às ações como o Centro Integrado de Comando (Ceic), que oferece uma visão integrada das ocorrências e dos serviços na Capital, o Novo Data Center da Procempa e os investimentos em tecnologia para qualificação de prestação de serviço.

O Smarter Cities Challenge é uma ação de responsabilidade social da IBM – não envolve nenhum tipo de negócio com a empresa – na qual são oferecidas soluções inovadoras para tornar melhor e mais eficiente a vida nas cidades. Em 2010, a empresa anunciou a sua intenção de investir US$ 50 milhões, por meio de doações, em um período de três anos em desafios feitos a 100 cidades. “Parabéns à cidade de Porto Alegre por ganhar o Smarter Cities Challenge em 2013. Essa cidade se distinguiu ao demonstrar, de forma convincente, sua preparação e sua disposição para realizar os aperfeiçoamentos que poderão melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, tornando-a uma cidade inteligente”, afirma Alcely Barroso, diretora de Cidadania Corporativa da IBM do Brasil.

Nos dois primeiros anos do programa Smarter Cities Challenge, a IBM realizou o trabalho em 64 cidades de todo o mundo. A Prefeitura de Porto Alegre recebeu o convite para participar do programa em setembro deste ano. O convite foi apresentado pelo presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede Lima, ao prefeito José Fortunati, no Paço Municipal.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone