Empresas gaúchas estão mais preocupadas em melhorar gestão

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de empresários preocupados em melhorar a gestão das suas empresas em busca da excelência operacional nos seus negócios. O que comprova isso, é o grande volume de empresas gaúchas que se candidataram ao MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

No ciclo de 2012, o estado teve um grande número de organizações candidatas, mais de 5 mil empresas participaram da primeira fase para concorrer a premiação, seguido do Paraná com 2.938 mil instituições candidatas e Bahia com 2.782 mil inscritas no prêmio. As organizações candidatas realizaram um diagnóstico gratuito do atual estágio de sua gestão ao responderam um questionário de autoavaliação com perguntas baseadas no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O prêmio atingiu, neste ano, um número recorde. Mais de 38 mil organizações de todo o país participaram da primeira fase para concorrer à premiação. O índice de empresas interessadas em melhorar a administração do seu negócio é 18% superior ao registrado em 2010, quando 32 mil organizações preencheram as questões.

O MPE Brasil é uma realização do SEBRAE, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e FNQ, que buscam reconhecer iniciativas de empresários brasileiros que investem em conceitos e práticas de gestão. Para participar, é preciso ter mais de um ano no mercado e receita bruta de até R$ 3,6 milhões anuais.

Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes. Desta maneira, a FNQ contribui com o aperfeiçoamento da gestão e o aumento da competitividade das empresas e da economia. A instituição é responsável pela organização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece anualmente as melhores práticas de excelência de gestão das empresas brasileiras.

 

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone