Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, está conduzindo a realização da etapa estadual de participação para a construção de uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR, em atendimento ao chamado do Governo Federal feito através do Ministério da Integração Nacional e Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR.  Este chamado diz respeito à realização, no primeiro momento, de conferências estaduais em todas as unidades da Federação com o intuito de criar um espaço de reflexão, avaliação e aprofundamento das discussões sobre o tema Desenvolvimento Regional no país. De acordo com a metodologia do Governo Federal, o segundo momento corresponde à realização de Conferências Macrorregionais e, o terceiro momento à realização da Conferência Nacional propriamente dita. Os resultados das discussões e contribuições das etapas estaduais e macrorregionais devem subsidiar a formulação das políticas de desenvolvimento para as macrorregiões e as unidades da Federação, em alinhamento com as diretrizes de desenvolvimento do país.

No Rio Grande do Sul a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional será realizada nos dias 25 e 26 de setembro. No primeiro dia haverá abertura oficial e painéis com palestras de especialistas e de representantes do Ministério da Integração Nacional e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre outras autoridades. No segundo dia haverá plenárias, grupos de trabalho e encerramento com votação de Prioridades e Eleição de Delegados para as etapas Macrorregional e Nacional. No dia 17 de outubro iniciam as Conferências Macrorregionais e, finalmente, em 12, 13 e 14 de dezembro acontecerá a Conferência Nacional.

A Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional está sendo organizada pela Comissão Organizadora Estadual – COE formada por representantes da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã; Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul; Gabinete da Vice-Governadoria do Estado do Rio Grande do Sul; Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas; Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento; Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas; Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul; Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul; Força Sindical RS; Central Única de Trabalhadores; Federação da Indústria do Rio Grande do Sul; Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul; Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul.

 Clique na imagem acima para saber todos os detalhes deste encontro.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone