Avaliando educadores

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As práticas de avaliação vêm se multiplicando nos meios profissionais e nos estabelecimentos de formação nos últimos anos. Melhorar os processos de produção e atestar que os objetivos foram atingidos estão entre as principais metas anunciadas como resultado destas práticas. Mas quais são os efeitos da avaliação sobre os professores? Será que ela pode contribuir para o desenvolvimento de competências destes atores engajados em um trabalho ou em um projeto de formação? Se a resposta é sim, em que condições? Para responder a essas e outras perguntas acerca da avaliação dos profissionais educadores, a Penso Editora acaba de lançar o livro “A Avaliação como Ferramenta de Desenvolvimento Profissional de Educadores”.

Na obra, com base na experiência e em pesquisa recentes, especialistas de diversos países respondem a estas perguntas. Eles analisam as tensões em jogo, propõem dispositivos e abrem perspectivas metodológicas que interessarão a todos os envolvidos nos processos de formação docente e avaliação do desenvolvimento profissional de educadores.

Os autores 

Leopold Paquay é Psicopedagogo e formador de professores. Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Católica de Louvain. Membro fundador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas sobre a Socialização, a Educação e a Formação (GIRSEF).

Catherine Van Nieuwenhoven é Doutora em ciências da educação. Professora no Departamento de Pedagogia da Haute École Galilée de Bruxelas. Professora substituta na Universidade Católica de Louvain.

Pascale Wouters é Conselheira pedagógica no Instituto de Pedagogia Universitária e de Multimídias (IPM) durante 13 anos. Tem como missão a formação e o acompanhamento de professores e de equipes de professores que desejam refletir sobre sua prática pedagógica.

 

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