PGQP reúne especialistas internacionais e lideranças do Brasil

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone



O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) promove, nos dias 16 e 17 de julho, na Fiergs, em Porto Alegre/RS, a 13ª edição do Congresso Internacional da Gestão, o 17º Prêmio Qualidade RS e 2º Prêmio Inovação PGQP, reconhecidos, juntos, como o maior evento na área da Qualidade, em nível mundial, pelo número de pessoas reunidas: serão mais de 8 mil participantes. Em 2012, quando completa 20 anos atuando na promoção da competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas, o PGQP comemora reunindo especialistas internacionais e grandes lideranças do Brasil para debater o tema SUSTENTABILIDADE PLENA – Gestão Global, Conhecimento e Ações Inteligentes. “A inovação se apresenta como o grande desafio para as comunidades em busca da prosperidade aliada ao desenvolvimento sustentável, mas as riquezas que ela pode gerar devem ter limite no uso adequado dos recursos do planeta. Neste ano especial para todos que buscam a excelência em gestão, vamos ter a oportunidade de avançar no aprendizado e no entendimento sobre as nuances da sustentabilidade e suas relações com as práticas inovadoras, novas tecnologias, governança e gestão”, destaca o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola.

Especialistas internacionais e lideranças no Brasil apresentam ideias para o desenvolvimento com sustentabilidade plena

O norte-americano John Timmerman, vice-presidente da rede internacional de hotéis Marriott e presidente da American Society for Quality (ASQ), maior entidade mundial da Qualidade, fará a primeira palestra do evento abordando “O futuro da Qualidade no Ambiente Sustentável”. O Congresso também reunirá, como em raras oportunidades, dois dos grandes nomes da gestão no Brasil: o empresário Jorge Gerdau Johannpeter e o especialista Vicente Falconi, considerado o grande guru na área, estarão no mesmo painel falando sobre o papel das lideranças para a excelência em gestão. Neste espaço, a intermediação será feita pelo empresário e presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola.

Entre os palestrantes confirmados ainda estão a alemã Nicola Knoch, que apresentará sua expertise em análise de riscos e oportunidades relacionadas aos desafios globais como integrante da equipe de inovação coletiva e sustentabilidade da Kraus & Partner, uma das principais Consultorias em Gestão da Alemanha. O CEO global da Continuum – empresa dos Estados Unidos representada no Brasil pela Symnetics –, Harry West, palestrará sobre como “Transformar Negócios”. West trabalha com design e inovação há mais de 25 anos e já atuou como professor de engenharia mecânica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Os portugueses que são referências internacionais no coaching executivo, João Alberto Catalão e Ana Teresa Penim, palestrarão juntos sobre o tema “Gestão com Criatividade e Inovação: Resultados na Prática para a Sustentabilidade dos Negócios”. O vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz, apontará conceitos e práticas para promover a inovação no ambiente empresarial. Paulo Storani, ex-coordenador do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro e consultor na realização dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, destacará a superação de desafios no ambiente competitivo de mercado, com foco em estratégia e liderança.  E a educação será pauta no Congresso com a participação do estudante brasileiro, que reside nos Estados Unidos, Bruno Faviero. O porto-alegrense tem 19 anos e foi aceito em todas as 12 universidades americanas em que se inscreveu. Está cursando Ciência da Computação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e vem especialmente para o evento, sendo o palestrante mais jovem a participar na história do Congresso Internacional da Gestão do PGQP. A coordenação deste painel será do Secretário Executivo do PGQP, Luiz Pierry.

Evento sustentável 

Ações práticas que contribuem para a sustentabilidade plena serão promovidas pelo PGQP durante o evento. A novidade neste ano é a iniciativa Eco Ponto PGQP: estarão disponíveis a todos os participantes urnas para o descarte correto de lixo eletrônico, como celulares, baterias, monitores, peças de computador e resíduos tecnológicos em geral. São parceiros nesta ação o Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades) e a empresa Trade Recycle. E como já ocorreu na edição do ano passado, a emissão dos gases causadores do efeito estufa com as atividades do encontro, como o deslocamento de veículos, consumo de energia e descartes de resíduos, será neutralizada por meio do plantio de árvores. Esta iniciativa se realiza a partir de uma parceria entre o PGQP e o Weinmann Laboratório.

Reconhecimentos e oportunidades de crescimento para os participantes

Na programação do Congresso estão as cerimônias de entrega da 17ª edição do Prêmio Qualidade RS – considerado o Oscar da Qualidade, promove o reconhecimento das organizações que mais se destacam na busca pela melhoria contínua do seu sistema de gestão e é uma das principais distinções nesta área em nível nacional, devido ao rigoroso método de avaliação e à grande adesão de participantes – e da 2ª edição do Prêmio Inovação PGQP, com a valorização da geração de ideias que apresentem soluções e transformações positivas para os processos internos empresariais. Também se realiza a Feira Conhecimento da Gestão e Resultados, que funcionará nos dois dias a partir das 10h, com acesso totalmente gratuito a todos os interessados. A iniciativa possibilita a troca de experiências nas ações voltadas à gestão sustentável das organizações e apresenta, por meio dos expositores, resultados obtidos a partir da adoção de modelos gerenciais apoiados nas ferramentas da Qualidade, com oportunidades de negócios. E ainda, no último dia do Congresso, ocorre paralelamente uma extensa programação de cursos, workshops e visitas técnicas com participação de entidades e empresas e multinacionais.

Serviço

O que: 13º Congresso Internacional da Gestão do PGQP, 17ª edição do Prêmio Qualidade RS e 2ª edição do Prêmio Inovação PGQP
Congresso: 16 e 17 de julho de 2012
Cerimônia dos Prêmios Qualidade RS e Inovação: 17 de julho, às 19h
Onde: Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787), em Porto Alegre/RS
Mais informações e inscrições: (51) 3216.8800 ou pelo site
www.portalqualidade.com/pgqp
Acompanhe também as novidades via Twitter e Facebook:
www.twitter.com/pgqp e www.facebook.com/qualidaders

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone