PGQP e American Society for Quality formam parceria

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) firmou, nos Estados Unidos, uma aliança com a American Society for Quality (ASQ), maior entidade mundial na área da Qualidade. Esta parceria torna o PGQP representante institucional da ASQ em toda a América do Sul e dará início ao plano de negócios de uma Joint Venture, com sede em São Paulo, que prevê a realização de diversos projetos para a área da gestão. O primeiro deles será a implementação de programas de treinamentos. É a oportunidade para que profissionais brasileiros obtenham certificações da ASQ que vão garantir atestados de qualidade em segmentos específicos e um diferencial competitivo internacional.

Esta iniciativa atenderá a uma demanda de qualificação do mercado, já que resulta de uma ampla pesquisa realizada pelas duas entidades com as principais empresas do Brasil. De acordo com os critérios e o material utilizado internacionalmente, o PGQP irá formatar e preparar instrutores buscando desenvolver capacitações em diversas modalidades para um processo contínuo de aprimoramento. Serão oferecidos treinamentos para Certificação de Profissionais, Certificação de Profissionais e Recertificações. Após cada conclusão, os participantes prestam exames de certificações chanceladas pela ASQ.

A ação terá amplitude nacional: pela delegação de competências que tem do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o PGQP irá coordenar o projeto compartilhando sua realização com estas duas entidades e a rede de programas estaduais da qualidade.

A assinatura do termo ocorreu durante o Congresso Mundial da Qualidade, promovido pela ASQ no estado da California, em Anaheim. Estiveram presentes lideranças da entidade internacional e, representando o PGQP o seu vice-presidente Internacional, Joal Teitelbaum, que estava acompanhado do conselheiro Eduardo Guaragna. Com a criação da Joint Venture, consolida-se uma aproximação entre PGQP e ASQ que existe há mais dez anos, com diversas ações realizadas.

Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. O Programa atua na promoção da competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,7 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade. 

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone