Quer trabalhar no exterior?

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

É difícil encontrar profissionais dispostos a trabalhar em qualquer emprego fora do país, por um salário pequeno, apenas para aprender um novo idioma ou pelo desejo de viver uma aventura.

Se o Brasil é ou não é o país do futuro, não faz diferença para essa nova geração de profissionais, movida pelo desejo de trabalhar no exterior, em busca de melhor qualidade de vida.

globo-viagem-350

Antigamente, quando se falava em trabalhar fora do país, vinha à mente uma imagem de trabalho subalterno, uma aventura em condições de vida sub-humanas. Os anos passaram e, por mais que ainda tenham muitos brasileiros trabalhando dessa forma no exterior, o cenário mudou muito.

Atualmente, é muito difícil encontrar profissionais dispostos a trabalhar em qualquer emprego no exterior, por um salário pequeno, apenas para aprender um novo idioma ou pelo desejo de viver uma aventura. O que eles mais querem é crescer na carreira encontrar um trabalho na sua área em que seja valorizado. Isso não é uma tarefa fácil de ser realizada, e onde as pessoas mais erram é na hora de traçar metas e um plano de carreira.

Se você deseja trabalhar longe do país tropical, prepare-se para desviar e superar vários obstáculos. Você, ao definir suas metas, tem duas opções: pode autossustentar-se no início até encontrar uma oportunidade de emprego, o que é um tanto arriscado, ou se estabelecer em uma multinacional com origem no seu país de destino, para que possa, aos poucos, alcançar novos patamares e, em algum momento, conquistar a tão sonhada transferência. Se optar pela segunda opção, tenha a consciência de que irá demorar. Coloque as cartas na mesa, deixe claro para seus superiores sua ambição e, no dia-a-dia, mostre que merece “chegar lá”.

Em qualquer situação, estude muito bem o mercado de trabalho para garantir uma colocação no país em que deseja trabalhar. Avalie os custos de vida, afinal, se não tiver um emprego definido, precisará bancar sua estadia por tempo indeterminado. Além disso, o ideal é que domine o idioma local para conseguir um emprego melhor. Os profissionais que possuem um nível avançado de fluência na língua, passam na frente de qualquer outro candidato estrangeiro, principalmente quando a profissão requer comunicação.  Tenha bons históricos profissionais aqui no Brasil e não tenha medo de errar. Arrisque e, se lá na frente seus sonhos não se realizarem como desejava, pelo menos você terá a certeza de que tentou tudo o que estava ao seu alcance.

Artigo originalmente publicado na newsletter da Revista Amanhã.

O autor Bernt Entschev é presidente da De Bernt Entschev Human Capital e também atua como conselheiro de diversas instituições.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone