Vale do Paranhana promove Workshop da Inovação no Calçado

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Dia 11 de novembro, a Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (CICS VP) promoveu o I Workshop da Inovação no Calçado do Paranhana, em parceria com o CNPQ. O evento teve como palestrantes Érik Camarano, Diretor Presidente do Movimento Brasil Competitivo, Enio Klein, Diretor e Consultor da Abicalçados, e Alfredo Fedrizzi, Sócio-Diretor da Escala Comunicação e Marketing. O encontro, que ocorreu na Ecoland Parque Hotel, em Igrejinha, contou com a presença do prefeito da cidade, Jackson Schmidt, do presidente da CICS VP, Roger Ritter, do vereador taquarense Lauri Fillmann, além de empresários, funcionários do setor calçadista da região e estudantes concluintes do ensino médio do Colégio Santa Terezinha.

Durante a abertura do evento o presidente da CICS-VP, Roger Ritter, lembrou o recente aniversário da Agenda Paranhana 2020 – que no último dia 07 completou cinco anos, e listou alguns dos projetos realizados dentro do objetivo de fortalecimento do principal arranjo produtivo local, o calçado. “A consolidação do Salão Internacional do Couro e do Calçados (SICC), a criação da feira ZERO GRAU, o projeto – é + de racionalização de investimentos nas feiras de calçados em SP, a criação da Ecocredi e a capacitação do setor via Programa Gestão Inovadora (PGI), são ações concretas que beneficiam o setor do calçado e acontecerão graças a força da cooperação e do associativismo”, citou Roger. “A inovação não é mais um diferencial, mas sim uma condição essencial para se manter competitivo no mercado. Nossos concorrentes não são mais só nossos vizinhos, mas também empresas de toda parte do mundo, inclusive de conglomera! dos multinacionais e multisetoriais”, complementou.

Na primeira palestra Erik Camarano falou da inovação na gestão, ressaltando os problemas causados pela falta da adoção de um modelo de gestão nas empresas brasileiras, especialmente no Rio Grande do Sul. “Não temos a cultura do planejamento que é algo fundamental em todos os setores. Temos que analisar os mais diversos cenários para então definirmos ações conforme cada cenário. Só assim temos chance de saber onde queremos chegar”. Érik falou ainda dos resultados em termos de economia e produtividade que alguns governos no Brasil vêm conquistando com a adoção de um modelo de gestão com definição de metas e acompanhamento sistemático dos resultados, dentre eles, citou o governo de Pernambuco.

Enio Klein falou sobre a inovação na produção do calçado. “Precisamos mudar a logística de distribuição de nossos produtos”. Ênio trouxe também dados sobre os investimentos em pesquisas nos outros países. “A China investe 0,90% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa e desenvolvimento, enquanto o Brasil investe não mais que 0,37″, alertou.

Encerrando a rodada de palestras, Alfredo Fedrizzi – eleito pelo mercado publicitário gaúcho como Publicitário do Ano 2011, trouxe para o público curiosidades e informações sobre o setor publicitário, com ênfase no setor do calçado. “Precisamos criar não apenas uma campanha publicitária para um produto. É preciso criar um conceito, agregar valor à nossa marca. Precisamos pesquisar o público que irá consumir nosso produto. Tudo que se faz, precisa ser feito com critério, com métricas, a inovação é a base para nos diferenciarmos num mercado tão igual quanto o calçadista”, disse Fedrizzi.

O encontro contou com a participação de mais de 80 pessoas, que ao final de cada palestra puderam fazer perguntas aos palestrantes. A projeção da CICS VP é de que sejam realizadas outras edições do evento.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone